OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Amazônia

Como a ex- ministra Marina diz, não há experiência em nenhum lugar do mundo na preservação de florestas de modo sustentável. Ou seja, não há receita pronta e ela e seus colegas terão de ser criativos e bastante inovadores no PV para desbravar caminhos e encontrar soluções.
Enquanto ela diz que o " objetivo deveria ser aliar preservação do ambiente e desenvolvimento sustentável", ela reconhece a incerteza no tempo do verbo - deveria - e, a contar pelos fatos históricos do desmatamento na Amazônia e na Indonésia, terá sido encontrada a "fórmula" para o binômio desenvolvimento econômico/ sustentabilidade enquanto ela e o PV exercitam sua criatividade?
Quem sabe se, ao contrário, a Amazônia fosse sim declarada inviolável por um período de tempo, poder-se-ia discutir  o desmatamento sem que este continuasse a ser o principal componente do efeito estufa no Brasil, além de outros males causados à floresta?
Se acabasse ou pelo menos fosse reduzida a matança de animais, caso do gado criado nas áreas de desvastação da  floresta  Amazônica, estaríamos ajudando na solução de três questões simultaneamente:
1. A própria matança de animais em si: seremos capazes de aceitar a idéia de comer menos carne vermelha?
    ( um bom bifinho grelhado faz uma tremenda falta!)
2. Diminuiria  a devastação de áreas para o boi porque reduziria a demanda pela carne vermelha;
3. Diminuiria a maior causa do efeito das emissões de CO2 no Brasil.

Finalmente, vamos-nos lembrar de solicitar aos estabelecimentos onde consumidos ou adquirimos nossas carnes, que nos informem sua  procedência, pois é nosso direito saber e, enquanto isso, agimos em favor da redução do desmatamento da floresta Amazônica. 


Imagem: Fotosearch, royalty free

2 comentários:

  1. Angélica

    BOA TARDE

    Uma da coisas mais difícieis é saber a procedência da carne que consumimos. Talvez seja necessário que este tipo de informação ganhe uma página para ser consultada e forma segura e divulgada pelo governo. Estabelecimentos de menor porte recebem a carne de distribuidores, existe toda uma caeia de intermediários.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. 007, escrevi uma longa resposta no seu blog e houve um erro no editor!...fico devendo!

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!