OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

quarta-feira, 5 de maio de 2010

PESTICIDAS NATURAIS FEITOS EM CASA

As Joaninhas mais uma vez são exaltadas no Anda Ambiente ! Elas comem os pulgões que infestam plantações e por isso são bem vindas pelos agricultores !

 A aplicação de pesticidas para o seu jardim não tem que envolver produtos químicos agressivos!

Não custa caro nem é tóxico manter criaturas indesejadas longe de seus preciosos tomates orgânicos. Muitos remédios caseiros naturais existem na sua despensa e perto de sua casa. Fazer seus próprios pesticidas naturais é mais acessível e amigável para a terra e para o ambiente porque são feitos com ingredientes não-tóxicos e não-químicos. Nunca use pesticidas químicos encontrados nas lojas. Eles são terríveis para o meio ambiente, para a saúde da sua família, os sistemas de água e a vida vegetal.  

Aqui estão algumas soluções simples que você pode fazer em questão de minutos.



INSETICIDA

Um insecticida geral para seu jardim pode ser feito de cascas de laranja, alecrim e um quarto de xícara de flocos de pimenta ardida. Coloque as cascas de laranja, 4 colheres de sopa de alecrim e a pimenta em cerca de dois litros de água quente, em torno de  65 ºC.  Permita que os ingredientes assim permaneçam  durante a noite. Você poderá colocar o inseticida macerado em uma área bem ventilada para que o aroma não se espalhe por sua casa. Pela manhã, a mistura estará pronta para ser aplicada. Use um frasco com válvula spray e sature suas plantas do jardim. Esta solução pode ser aplicada uma vez por semana para manter um jardim livre de insetos.

ÁRVORES E PLANTAS FRUTÍFERAS

Para manter parasitas indesejados fora de suas frutas em crescimento, use cal de enxofre e óleo de inativo. Esses não são produtos comuns que você terá em casa, portanto, poderá ter de comprá-los  num centro de jardinagem ou numa loja de ferramentas. Ambos são produtos naturais e efetivamente manterão insetos afastados de suas árvores frutíferas. Pulverize quer os ramos como o tronco da árvore durante os meses de inatividade para evitar que insetos façam ninhos na árvore.

O óleo para o período de dormência das árvores destina-se apenas a árvores inativas e não deve ser usado em árvores em sua época de crescimento. Durante a temporada de crescimento, faça sua própria mistura para as plantas frutíferas com uma xícara de óleo vegetal e 2 colheres de sopa de qualquer sabão de lavar pratos preparada em cerca de 4 litros de água. Pulverize generosamente a árvore pelo menos uma vez por semana para afastar parasitas e manter o cultivo das frutas.

Encontre antigos frascos para pulverização guardados em casa que estejam vazios ou  cujo produto expirou, lave-os e os use e reuse para aplicações de pesticidas caseiros. Você também pode usar garrafas antigas de sucos ou  latas de tinta cuidadosamente lavadas para guardar as sobras de pesticidas entre uma e outra aplicação. Se você não for mais utilizar um frasco plástico que usou para pulverização e não for usá-lo novamente, certifique-se de separá-lo para a reciclagem.

Enxotar pragas para longe seu jardim não precisa ser tóxico e caro. A maioria dos insetos é comumente espantada naturalmente usando diversos óleos de cozinha e sabão de lavar pratos. Lembre-se, no entanto, durante suas aplicações de pesticida caseiro, que enquanto você deseja acabar com os insetos prejudiciais, alguns deles, como as Joaninhas, são úteis para manter suas plantas. Tente formas que acabem com as pragas indesejadas, porém incentive os insetos benéficos a prosperar.



Fonte : http://1800recycling.com/2010/05/homemade-natural-pesticides/
Foto: www.fotosearch.com,  k1444801, royalty free.
Tradução livre por AMB.











13 comentários:

  1. Angélica

    Bom dia

    Superi mportante essa matéria. Quanto mais natural melhor e mais necessário.

    Aproveito para deixar o meu abraço especialmente fraterno na data de hoje.

    Para você e para todas as mães um excelente domingo. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu adorei a receita,vou passar para muitas pessoas que plantanm.
    um abraço...

    ResponderExcluir
  4. Angélica

    Bom dia

    Sobre o seu comentário em visita ao 007BONDeblog, com meu agradecimento.

    Reconheço que é preciso saúde, ou no mínimo uma boa dose de "equilíbrio" para conviver com os fatos e condutas da política.

    Mas veja que, quando você diz que se preocupa "só" com o meio ambiente, preservação do planeta.... isso é política pura.

    Aí estão os políticos do DEM (Sen. Kátia Abreu e Dep. "Sepúlcro" Caiado") lutando para continuar a destruir a floresta Amazônica e o Pantanal, são aliados de Josè Serra, e juntos sempre bombardearam os esforços da então Ministra Marina Silva, quando no governo Lula, lutava por boas políticas e práticas ambientais.

    Hoje, todos se desmancham em elogios a ela (nenhum deles quer a sua vitória),mas, a usam para combater a candidata Dilma Rousseff. Marina por sua vez, parece que vai perdendo a cor verde, e esquecendo o que o projeto do DEM/PSDB representa para o meio ambiente (um desastre) e tem admitido até apoiar José Serra.

    É fato que, o governo Lula, não foi o meu ideal em termos de meio ambiente, eu esperava mais, porém, numa conjuntura política como a nossa,em que as forças de ruralistas e da mídia mentirosa se unem para defender o indefensável, ocorreram avanços importantes, o desmatamento da Amazônia é ainda um absurdo, mais caiu vertiginosamente.

    Grande abraço e muita paz e saúde.

    ResponderExcluir
  5. vanessa soares rohde23 de maio de 2011 às 15:33

    oi achei super ruim iiso
    ass:vanessa soares

    ResponderExcluir
  6. nossa . muito legal ! vou passar para a pessoas que plantam ! ---> Ass : Ana Clara :)

    ResponderExcluir
  7. olha eu achei bem interessante isso,mais entanto n percebi nenhum exemplo de pesticidas,entao se eu fosse voce postaria exemplares de pesticidas naturais

    ResponderExcluir
  8. na verdade tem sim exemplos bons é bom por mais exemplos

    ResponderExcluir
  9. Olá, gostaria de saber se esta receita de inseticida natural mataria também as minhocas da minha horta? Receio em usar estes inseticidas, pois quero evitar de matá-las.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia amei seus ensinamentos gostaria de compartilhar no Facebook ou mesmo no wts como faz isso no final da maioria tem um botão de compartilhar no seu não encontro coisas boas como está tem que ficar mais visível para todos obrigada por tamanha benção que é seu blog amei Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  11. Obrigada pela dica important...Um abraço..

    ResponderExcluir
  12. Obrigado pela dica muito important...Um abraço..

    ResponderExcluir
  13. Tudo o que é biológico é bom para o planeta obrigado pelas dicas

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!