OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mistérios da Reciclagem: BATERIAS - Parte I

Nota: Esta é uma matéria interessante e importante para todos. São muitas as informações sobre como as baterias e pilhas são tratadas nos EUA, e por isso, vou apresentá-la em partes e ao final, indicar como o Brasil trata o mesmo assunto.
Boa leitura! 



Imagem disponível no artigo original, por Popphoto.com.
Baterias alcalinas de magnésio usadas em itens domésticos variados.

Em nosso mundo cada vez mais móvel, as baterias servem a muitos propósitos. Elas energizam nossos carros, nossos eletrônicos portáteis e itens que usamos todos os dias. As baterias podem até ser criadas a partir de vegetais,conforme você pode ver neste interessante video apresentado por um garoto:
http://www.youtube.com/watch?v=ufoOJfzro2c

As baterias são identificados pelo produto onde são usadas ("bateria de carro "," bateria do telefone celular", etc), ou pelo tamanho (" 9V ", "célula botão "). Mas para fins científicos,os nomes das baterias são baseados nos metais que elas contem. Relativamente ao descarte, o nome pode ser útil porque permite que você saiba quais são os elementos embrulhados pelas embalagens cilíndricas.


A reciclagem de baterias não é uma questão de possibilidade. Tudo se resume ao esforço que você está disposto(a) a assumir. A disponibilidade dependerá também de onde você mora. Por exemplo,na Califórnia todas as pilhas foram designadas como resíduo perigoso e se exige que sejam recicladas ou levadas para coleta numa instalação de resíduos perigosos.

No Brasil, uma iniciativa inovadora deu-se em 2006, pelo Banco Real, quando introduziu o programa Papa-Pilhas permitindo a coleta de pilhas e baterias portáteis.
Antes de descrever os diferentes tipos de pilhas e o que fazer com elas, consideremos esses dois pontos:


1. As pilhas recarregáveis duram consideravelmente mais que as pilhas de uso único e usá-las significa menos baterias para descarte.
   
2. Todas as baterias tem uma vida finita, mas existem passos que você pode tomar para prolongar a vida útil de suas baterias ( ver próxima matéria no Anda Ambiente).


BATERIAS ALCALINAS DE MANGANÊS


Onde são usadas: as pilhas alcalinas são usados em tudo, desde câmeras e lanternas a controles remotos.
O que fazer: nos Estados Unidos, se você perguntar à administração local de resíduos sólidos, poderá ser instruído a colocar as pilhas alcalinas no lixo regular. Isto é em parte devido a Lei de Gestão de Baterias Recarregáveis que contem mercúrio, aprovada em 1996 que baniu o uso de mercúrio nas pilhas alcalinas, eliminando o problema quando descartadas em aterros sanitários. Mas isso não significa  que as alcalinas não sejam recicláveis e há endereços eletrônicos disponíveis na web para esse fim.
Se você decidir colocar pilhas alcalinas no lixo,e, como na maioria dos casos isso é legal, você pode tomar medidas extras para evitar vazamentos, tais como:

   
1. Colocando várias baterias no mesmo saco de plástico
   
2. Protegendo as extremidades de cada bateria com fita adesiva
Resultado final:  a reciclagem dessas pilhas pode recuperar aço e zinco, dois metais valiosos. No caso do aço, pode ser reprocessado em vergalhões.




REF:    http://earth911.com/news/2009/04/27/recycling-mysteries-batteries/
Autor: Trey Granger, 27/04/2009
Tradução livre, comentários e adições, Angela Brighenti , 19/05/2010

2 comentários:

  1. Muito interessante mesmo e importante!beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Angélica

    Bom dia !

    Muito esclarecedora essa matéria. É, por essa e por todas as outras, que seu belo trabalho é destaque hoje no BONDeBlogBrasil;

    http://007bondeblogbrasil.blogspot.com/

    Te convido para uma visita.

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!