OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Seu "índice verde pessoal"

E por falar em ser ou não ser "verde" aí está interessante pesquisa internacional da National Geographic contendo questionário sobre nossos hábitos de consumo de produtos e de como fazemos uso de energia seja em casa ou para nossa locomoção. O Cempre- Compromisso Empresarial para Reciclagem- publicou sua análise. Veja a seguir:

Brasil perde pontos no comparativo 2009/2008, mas ainda está entre os melhores na pesquisa realizada em 17 países.

Em janeiro de 2008, a National Geographic fez sua primeira pesquisa Greendex com o intuito de medir as escolhas dos consumidores, tendo em vista seus impactos sobre o meio ambiente. O estudo foi feito em 14 nações e mostrou que consumidores de países em desenvolvimento como Brasil, Índia e China saíram-se bem em relação à sustentabilidade ambiental de seu comportamento, enquanto canadenses e norteamericanos ficaram mal posicionados, em função de sua enorme “pegada ecológica”. As análises, no entanto, geram reflexões entre os especialistas sobre o significado ambiental do crescimento econômico, e das aspirações materiais que o acompanham, nos países em desenvolvimento.

Para medir o que mudou em um ano (sobretudo em um ano tão atípico como 2008), a National Geographic refez a Greendex em janeiro de 2009 - desta vez, com 17 países (veja quadro). As nações que tiveram melhorias mais significativas no comparativo entre as duas edições da pesquisa foram Espanha, Alemanha, França e Austrália, enquanto Rússia e México apresentaram o menor crescimento. O Brasil foi o único país a registrar decréscimo em sua pontuação total (de 58,6 para 57,3). Mesmo assim, os brasileiros ocupam a 2ª posição no ranking geral, atrás apenas dos indianos.

Mudanças

Grande parte do incremento no índice geral dos países deve-se ao melhor desempenho na categoria moradia que mede o uso de energia e recursos dentro de casa. Os resultados sugerem que a soma de custos mais elevados com preocupações ambientais levou os consumidores a adotar comportamentos mais sustentáveis com medidas simples como lavar roupas com água fria. Mesmo com o atual peso das questões econômicas, a pesquisa revela um aumento na atenção dos consumidores em relação aos temas ambientais. Poluição atmosférica, mudança climática/aquecimento global e poluição da água ocuparam, respectivamente, o quarto, quinto e sexto lugares em uma lista das 12 maiores preocupações dos participantes, pouco atrás de economia, custo dos combustíveis e pobreza. É curioso notar que brasileiros, russos e mexicanos compartilham um sentimento negativo frente às questões ambientais, indicando que os problemas são tão severos que há pouco que eles, como indivíduos, possam fazer. Em muitos aspectos, porém, os brasileiros dão bons exemplos, como no caso da reciclagem. Indo de 52 para 63, o país fica atrás somente da Austrália, Alemanha, França e Japão.

A pesquisa A Greendex mede o comportamento do consumidor em relação a 65 temas relacionados à moradia, transporte, alimentação e bens de consumo. Cada resposta recebe uma pontuação conforme o impacto ambiental dos padrões de consumo apresentados. Em cada país, 1.000 consumidores responderam à pesquisa feita eletronicamente. Em 2008, participaram do levantamento: Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Grã Bretanha, Hungria, Índia, Japão, México, Rússia, Espanha e Estados Unidos. Na edição de 2009, entraram também Argentina, Coreia do Sul e Suécia.

Indivíduos podem calcular seu posicionamento na escala Greendex. É só entrar na página www.nationalgeographic.com/greendex/calculator.html e responder a uma versão resumida da pesquisa.

Para mais informações e acesso à pesquisa completa (no formato PDF): http://www.nationalgeographic.com/greendex/

Fonte: www.cempre.org.br ; Newsletter nº 106 - Cempre Informa, julho-agosto 2009.

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