OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

domingo, 6 de setembro de 2009

Seis razões para muitas nações não se tornarem "verdes"

Por Lisa Smith- Investopedia

"Ser verde" causa furor entre os intelectuais iluminados, mas entre os políticos que estabelecem a política nacional, ser verde é frequentemente visto como um caminho rápido para o orçamento no vermelho. Este sentimento é verdadeiro nos EUA, Índia e China ou em qualquer outro lugar. Certamente, há nações e estados dedicados a endereçar a mudança climática, mas eles encaram uma batalha trabalhosa. (Aprenda mais no especial: Green Investing.)

Os custos para tornar-se verde

A relutância em endereçar as forças que poluem o planeta sempre se reduzem ao dinheiro. São seis os maiores obstáculos que impedem os países de se tornar verdes.

Geração de energia A geração de energia fornece combustível para o crescimento econômico. O carvão ainda é rei quando se trata de gerar eletricidade barata para aquecer residências. Em países menos sofisticados, queimar madeira e esterco fornecem aquecimento para cozinhar. A maior parte da névoa sobre o Oceano Índico é atribuída àquilo que se refere como "queima de biomassa".

Petróleo O ouro negro merece sua própria categoria. Há grande fortuna no combustível fóssil. A gasolina e os automóveis propiciam crescimento econÓmico, criam condomínios afastados, conduzem à dependência quanto ao combustível e geram grandes lucros. Ninguém pedala para ir ao trabalho em Minnesota em Fevereiro.

Limpar tem custo As salvaguardas ambientais não são de graça. Qualquer coisa desde escovas de ar para chaminés à disposição do lixo de produtos químicos perigosos não custa pouco. Custos de pesquisa e desenvolvimento Research and development são significativos assim como os custos da efetiva implementação.

Certificação de conformidade não é de graça Até mesmo os países que querem fazer a coisa certa encaram o desafio da certificação de conformidade. As empresas envenenaram o oceano com mercúrio, arruinaram lagos e fontes com PCB e secaram pastagens com metais pesados. Se cães de guarda não estiverem a postos, os maus indivíduos com frequência fazem negócios da maneira usual. Infelizmente,o mandato da conformidade custa dinheiro. (Leia mais em What Does It Mean To Go Green?)

Por que eu? Os países que cumprem as melhores práticas ambientais em essência subsidiam aqueles que não o fazem. Se uma nação reduz seu consumo de petróleo, outras nações vão comprar óleo a preço mais baixo. As nações produtoras de petróleo não vão parar sua exploração. Elas simplesmente vão vender mais a preço mais baixo para compensar a diferença no lucro.O resultado? Mais poluição. Desafios específicos de um país Países que não podem alimentar seus cidadãos não gastam dinheiro com geração de energia limpa. O mesmo se dá com países onde o desemprego se aproxima dos dois dígitos. A necessidade de crescimento econômico conduz à atitude “ninguém quer ser o primeiro” quando se trata de roer a bala da poluição.

Grandes nações dão o tom Os pequenos e ricos países escandinavos fazem um bom trabalho para ser verdes. De fato, eles são os líderes verdes globais. É uma pena que sejam pequenos. Nações gigantes e pobres (pense China e Índia) fazem um trabalho terrível. Alegam ser muito pobres para focalizar impactos ambientais e elas têm suas razões. Quando não se pode alimentar o povo, gastam-se tempo e dinheiro preocupando-se com comida, não em como se cozinha a comida.

Os EUA não fazem melhor. Os EUA assinaram mas se recusaram a ratificar o Protocolo de Kyoto - Kyoto Protocol, um esforço ambiental faturado como necessário para sustentar a vida no planeta. As grandes objeções da nação mais rica da Terra (e a maior poluidora em termos de emissões de combustíveis fósseis) estão todas relacionadas à economia.

No fim da linha, se os EUA reivindicam ser incapazes dos esforços para tornar-se verdes, como podemos esperar que nações empobrecidas do terceiro mundo o façam? ( Leia mais em Top 10 Green Industries e Forget Green, "Green" Will Do.)

Fonte: http://www.kansascw.com/Global/story.asp?S=10962827 , 2009. Imagem: www.fotosearch.com , RF

2 comentários:

  1. Angélica

    Bom dia

    Excelente matéria que nos mostra como a ação para além das promessas, nas questões ambientais principalmente, ainda estão longe de acontecer.

    O pior é que, nós sabemos e "eles também", que essa "economia' e falta de investimento agora, já, vai custar muito caro.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Bond, como vai?Você se parece com qual dos James?(rsrsrs...brincadeira!Quem sabe o Pierce Brosnan?)
    O caso é que neste mundo capitalista tudo se decide por e com $$$ como bem categorizou a autora do texto.Mais razões para nos tornarmos consumidores conscientes( o próximo post).
    Abraço!!
    Angélica

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!