OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Vamos fazer o meio ambiente andar...

Andar para frente impulsionado pelo consumo consciente. Vamos prestar atenção aos diversos produtos que compramos, à freqüência com que os consumimos e ao impacto que o “simples” descartar e jogar fora causam ao nosso redor, seja bem perto ou muito longe de nós.
Vamos reavaliar o paradigma reducionista dos anos 70 adotado por nossa cultura de consumo “usar e jogar fora”. “Fora”? Onde fica esse lugar?
Má notícia: quase sempre “fora” é à nossa volta, do outro lado do muro, nos espaços públicos, ruas e avenidas, lagoas....todos aqueles lugares à nossa volta que acabam, cedo ou tarde, tornando-se depósito de nossos descartes, principalmente o fundo dos oceanos ... Lá onde já não somos mais referência, pois nós a transferimos para outros sistemas...
Pior ainda, para os ecossistemas que nos mantêm vivos.
Pensemos em evitar o desperdício – não vamos comprar dois litros de qualquer coisa meramente porque o preço unitário é menor do que se comprarmos 500 ml, sabendo que dois litros de qualquer coisa poderão acabar no buraco da pia.
Vamos às compras porque precisamos, gostamos, queremos ou o que for. Ao mesmo tempo, alguma vez consideramos os resultados do consumo desmedido? Conseguiremos preservar a vida, uma vez se mantenham os padrões das sociedades modernas? Girar a economia é tudo?
Mais consumo, mais lixo. A engenharia e a tecnologia têm resolvido parte dos problemas de disposição do lixo, mas o consumidor que não considerar o impacto de suas ações sobre o meio ambiente, está apenas colaborando para criar mais dificuldades ao redor de si mesmo.
Vamos ficar espertos: a engenharia e a tecnologia estão ocupadas demais com as grandes questões do século 21.
Vamos andar com o meio ambiente... o que cada um faz, conta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!