OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Uma história curtinha sobre sustentabilidade

(...) Ray Andersen, CEO da Interface, empresa de carpetes e revestimentos,recorda-se bem de sua experiência de conversão para a evolução ecológica. Começou em uma reunião de vendas em 1994, quando lhe pediram para dar a seus representantes de vendas algumas informações sobre a filosofia ambiental da Interface. Sua resposta foi: "Isso é simples. Nós cumprimos a lei."

Essa resposta, nem um pouco inspiradora, levou andersen a pensar sobre o meio ambiente de maneira mais profunda , até que um dia despertou: "Percebi que estava dirigindo uma empresa que estav saqueando a Terra."

Então, Andersen definiu para sua empresa a tarefa de tornar o que ele chama de um "empreendimento de restauração", que não tira nada da terra que não pode ser reposto, recuperado ou reciclado.Esse empreendimento ecologicamente inteligente não prejudicaria a biosfera.

 Andersen estava decidido a tornar seu negócio absolutamente sustentável. Sua preocupação com as crises ambientais associa-se à visão empresarial e à constatação de que a única instituição poderosa e penetrante o suficiente para transformar esses problemas é "aquela que os estava causando em primeiro lugar: empresas. Indústrias. Pessoas como nós."

Podemos concluir que a inteligência que poderia nos salvar de nós mesmos exige uma consciência compartilhada e esforços coordenados de todos nós- como compradores, empresários e cidadãos. (...)

Ref.: Daniel Goleman, Inteligência Ecológica,2009

2 comentários:

  1. Olá Angela,
    Sobre este trecho "Percebi que estava dirigindo uma empresa que estava saqueando a Terra."

    Essa é a dura realidade atual!!!

    Adorei o post... Parabéns!

    Márcio Dias

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio, uma sociedade sustentável se forma com base em desempenho e educação. O desempenho dos produtos precisa melhorar muito em termos ambientais, além do "bom-bonito-barato",o que mais ouvi durante minha vida na indústria. A educação fica por nossa conta,de modo a melhorarmos nosso próprio desempenho ambiental.
    Abraço para você!!
    Angela Angélica

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!