OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

sábado, 9 de janeiro de 2010

Eco-Economy Indicators - Ice Melting - Ice Melting Faster Everywhere | EPI

Eco-Economy Indicators - Ice Melting - Ice Melting Faster Everywhere | EPI O Instituto de Politicas para a Terra, fundado pelo famoso pensador ambientalista Lester Brown,também fundador do Worldwatch Institute e criador do termo e definição de "sustentabilidade", informa que o gelo está derretendo mais rápido em todas as partes do mundo. Do Alasca à América do Sul, as geleiras estão desaparecendo. No Alasca 98 % das geleiras estão afinando ou recuando. Em Montana, EUA, as geleiras do Parque Nacional da Geleira poderão desaparecer até 2020. Na América do Sul as geleiras andinas do Peru e Bolívia perderam um terço de sua área desde o início dos anos 70. A calota polar Quelccaya está recuando dez vezes mais depressa do que em 1960. Na Antártica, as prateleiras de gelo estão colapsando, as geleiras costais estão adentrando o oceano mais depressa, e tanto as placas de gelo leste como oeste estão encolhendo. A figura mostra quadro similar em todos os continentes. O declínio do gelo no mar é uma tendência auto-reforçante devido ao que é conhecido como o efeito albedo. O gelo reflete até 70 % da luz solar que o atinge, enquanto que o oceano reflete apenas 6 % e absorve o restante como calor. Isso significa que tão logo uma pequena quantidade de gelo do mar desaparece e expõe a água subjacente do oceano, o sistema começa a absorver mais energia , o que conduz a mais derretimento de gelo. Perigos associados a este cenário de aquecimento desordenado incluem a rápida destruição de diversos ecosistemas que suportam os ursos polares, focas, leões marinhos, entre outros organismos; o descongelamento da tundra do Ártico, que pode liberar quantidades copiosos do gás metano do efeito estufa; e o aumento do aquecimento próximo a Groenlândia. Afinal de contas, termina o texto, nas palavras do professor Johan Rockström, da Universidade de Estocolmo : " Nós não sabemos como recongelar a placa de gelo da Groenlândia."

2 comentários:

  1. mais um alerta, será que o mundo vai ficar mais atento?estamos esperando reações positivas ,é preciso contribuir mesmo com pequenas parcelas que estejam ao alcance de cada um ...e assim fazer uma força de união em prol da vida no planeta...um grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde.
    Sou professora, pesquisadora e contadora de histórias.Vivo de blog em blog angariando leitores e tentando divulgar o meu pelo simples fato de perpetuar a história de meu país - tenho medo que ela seja engolida por toda essa globalização.
    Se gostar de meu esdpaço e achar minha proposta coerente, por favor SIGA-ME nesta luta por um mundo melhor.
    FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... está convidando para conhecer uma lenda bastante contemporânea - a do pássaro-cabeça-de-vento.
    É só clicar no link http://www.silnunesprof.blogspot.com que você chega até lá rapidamente.
    Gostaria que tivesse um pouquinho mais de paciência comigo, estou com alguns probleminhas para resolver: preciso de um novo exame de vista e de um monitor novo, o meu está meio embaçado, já tentei regular, mas o problema está com ele mesmo, tenho de comprar outro. E agora não me encontro em condições disso - só eu sei o sacrifício que faço para postar as histórias.
    Se já passei por aqui, mil perdões. Como disse, a falta dos meus óculos e esse monitor com problemas não me deixam enxergar direito.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    A PAZ .
    Saudações Florestais !

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!