OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Reciclagem de plásticos: soluções sob medida

A nova WFD (Diretiva sobre Resíduos) será peça chave na direção de a União Européia obter maior eficiência em seus recursos. Isto porque serão criados incentivos para direcionar o lixo dos aterros, estimulando o desenvolvimento de tecnologias inovadoras de reciclagem e permitindo maior flexibilidade na seleção das melhores opções de gerenciamento do lixo urbano.

A partir do momnto em que o Parlamento Europeu aprovou a WFD em junho, a palavra "reciclagem" começou a englobar mais tipos de tecnologias de reciclagem do que nunca.


A indústria de plásticos prevê que esta decisão não apenas irá encorajar meios mais sustentáveis de lidar com resíduos que de outra forma acabariam em aterros, mas também irá finalmente simular o progresso em todos os tipos de opções de reciclagem.

Em particular para os plásticos, a possibilidade de adaptação da tecnologia de reciclagem para  cada material, irá resultar em esquemas adequados de gerenciamento de resíduos e conduzirá à eficiência otimizada de recursos.(...)


Momento para implementar reciclagem química ou "feedstock recycling" do lixo plástico. Através da quebra das cadeias moleculares dos polímeros é possível retornar aos blocos constituintes de seus elementos químicos básicos - monômeros, gases de síntese e outros intermediários-  e, com isso, será possível  alcançar uma solução mais ecoeficiente do que a reciclagem mecânica, principalmente nos casos de plásticos múltiplos misturados e difíceis de separar ou processar. Em muitos casos, esta é a solução mais ecoeficiente.


Requisitos legais ainda forçam  os estados membros a reduzir o volume de residuos que seguem para aterros e promover atividades alternativas. Nos termos da revisão da WFD, o alvo ambicioso de 50 por cento foi acordado para a reciclagem do lixo doméstico. Notadamente países como Áustria, Bélgica, Dinamarca, Alemanha e Holanda já alcançaram este objetivo. Outros possuem desafios diferentes pela frente e a definição mais ampla de reciclagem certamente irá ajudá-los a atingir o objetivo.(...)

A Europa não pode mais dar-se o luxo de desperciçar seu lixo e a WFD revisada reconheceu sua importância como um recurso valioso. Os plásticos usados são agora parte de uma figura mais ampla de eficiência e sustentabilidade e ignorar este importante recurso literalmente será um vergonhoso desperdício de energia.


De: Thermoforming Quarterly - Vol. 28, 2009, p. 28; J.E.Johansson, Plastics in Packaging,UK, 2008.
  

2 comentários:

  1. Angélica

    Boa tarde

    A questão dos sacos plásticos e do destino do lixo, seu aproveitamento e consequente menordano possível ao meio-ambiente é complexa, e,pelo visto no seu texto,a Europa estátentando dar uma solução que por aqui ainda nem é cogitada.

    Na sua opinião as recentes medidas de estimular o uso de bolsas de pano,vão ter algum impacto positivona redução da quantidade de sacolas plásticas utilizadas ?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. OLÁ.
    EU RECEBI UM SELO DE RECONHECIMENTO NO MEU BLOG E PASSO PARA CINCO BLOGS E ESCOLHI O SEU POR TER UM CONTEÚDO DE BASTANTE INTERESSE NA ATUALIDADE E ESTAR BEM COLOCADO DE MANEIRA INTERESSANTE, COM CERTEZA ESTAREI SEMPRE SEGUINDO O SEU BLOG, PÁRABÉNS CONTINUE ASSIM.O SELO ESTÁ NO MEU BLOG.

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!