OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

DIETA DE LIXO PLÁSTICO HUMANO

As fotos do fotógrafo Chris Jordan, " Current Work", outubro de 2009, podem ser visualizadas em:   http://www.chrisjordan.com/current_set2.php?id=11

 

"Essas fotos de albatrozes bebês foram feitas há apenas algumas semanas no Atol  Midway, pequeno trecho de areia e coral perto do meio do Pacífico Norte. Os bebês ainda no ninho tem a barriga cheia de plásticos que seus pais, que voam a grande altura sobre o vasto oceano poluído coletando o que lhes parece ser alimento, trazem então de volta para seus filhotes. 

Com esta dieta do lixo humano, a cada ano morrem de fome, toxicidade e asfixia em  Midway dezenas de milhares de filhotes de albatrozes.
  Visando documentar este fenômeno tão fielmente quanto possível, nem uma única peça de plástico foi movida, colocada, manipulada,arranjada ou alterada de nenhum modo. Dessas imagens se depreende o conteúdo real no estômago dos pássaros bebês em um dos mais remotos santuários marinhos, a mais de 3.200 km do continente mais próximo." ( minha tradução livre)



Difícil descrever e ainda mais difícil incorporar tal atrocidade, causada por desatenção, desconhecimento, distração e, ainda que não intencional, dissocia o humano do  verdadeiro significado da vida no planeta Terra.

Se o gerenciamento das cidades fosse constituído por mais soluções práticas eficazes para o tratamento do lixo urbano, em especial o pós-consumo, faltaria ainda à consciência humana sofrer um salto de qualidade rumo à sua própria evolução, sem o qual podemos prever com exatidão o futuro sombrio que nos aguarda.

Enquanto ficamos escrevendo, pesquisando, blogando e acompanhando os movimentos políticos dos cérebros que decidem como será esse nosso futuro, penso com profunda inquietação que o metabolismo do planeta tem seu próprio tempo e, se não estivermos sincronizados, os fenômenos naturais não nos prestarão nenhuma satisfação.

Lembro-me de uma frase cabalista muito significativa:" A CONSCIÊNCIA CRIA A MATÉRIA."

       Coloco-me em luto pela morte não intencional dessas aves.

Angélica
PS: Para quem quiser saber que há muitos casos similares a este, indico a leitura do livro "COLAPSO- COMO AS SOCIEDADES ESCOLHEM O FRACASSO OU O SUCESSO" do cientista Jared Diamond, Ed. Record, 2005

2 comentários:

  1. Olá Angélica,

    Se pararmos para pensar, todos os dias estaremos de luto...
    A falta de consciência do ser humano esta cada dia maior...
    Sou a favor da educação ambiental nas escolas e que os deveres de casa dos filhos sejam na verdade para os papais e mamães...
    Acredito muito em nosso sistema de educação, porém a criança aprende tudo certinho na escola, mas depois toma um chega pra lá da sociedade quando se torna adulto...

    Mas vamos lá muita fé e perseverança!!!

    Estou de luto junto com você....

    Abraços,

    Márcio Dias

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcio,não sou educadora mas me parece que a sociedade está confusa e imediatista demais. Perdemos a perspectiva histórica da nossa evolução,pensamos que máquinas resolvem tudo muito rapidamente.Buscamos resultados rápidos.Percebo que falta cidadania e uma certa falta de responsabilidade compartilhada entre família e escola.Pais e professores nem sempre falam a mesma linguagem e a escola sozinha não educa verdadeiramente.Percebo uma sociedade que em geral fala uma coisa e pratica outra e contra isso devemos nos empenhar em lutar, porque as crianças não são responsáveis por esse mar de lixo resultante da dissonância cognitiva dos adultos.
    Abraço, Márcio!

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!