OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Papel ou plástico?


Costumamos acreditar que o papel é inofensivo e ecologicamante mais eficiente do que o plástico.
Não é bem assim:
São necessários sete caminhões para carregar a mesma quantidade de sacos de papel que carrega um caminhão de sacos plásticos. Isto é sete vezes a quantidade de combustível consumido e emissões para a atmosfera. Sacos plásticos consomem apenas 18% da energia necessária para fazer sacos de papel.
A maioria das usinas de queima de combustíveis fósseis produz sua própria energia.
Sacos plásticos usam apenas 3% da água limpa necessária para fazer sacos de papel.
Sacos plásticos produzem 80% menos lixo do que o papel. Isto significa que é preciso cinco vezes o número de caminhões para carregar o mesmo número de sacos de papel ao depósito de lixo para cada caminhão de sacolas plásticas.
De:Plastics Engineers search/Facebook,2009
Muitas sacolas retornáveis disponíveis no mercado visando a substituição das típicas sacolas de supermercado, são feitas à base de plásticos sintéticos derivados do petróleo.
Ainda não li em lugar nenhum a disposição das lideranças em encarar que o problema a ser resolvido é a gestão integrada do lixo urbano e diz respeito à toda sociedade: indústria, governos e consumidores.Parece que preferimos nos iludir com soluções aparentes para problemas tão sérios, ou que estamos de fato, perdidos, sem saber como voltar para casa.
Enquanto isso, usamos sacolas retornáveis sintéticas, substituímos sacolas plásticas por oxibiodegradáveis, que se fragmentam e contaminam tudo ao seu redor. Procure nos supermercados materiais rotulados com essa classificação e ajude a não espalhar seu uso nocivo.
Há muitas notícias sobre materiais para substituir os plásticos mas efetivamente o custo de materiais compostáveis ainda é proibitivo para esta aplicação. Além do mais, a coleta seletiva e a compostagem dos resíduos orgânicos garantiriam grande parte da solução do problema do lixo urbano pós-consumo.
O mau uso de qualquer produto torna-o um produto inimigo da sociedade e do meio ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!