OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

sexta-feira, 5 de junho de 2009

8 de junho- Dia Mundial do Oceano

World Ocean Day: June 8 O oceano regula o clima...o clima regula o oceano O oceno é o motor que dirige o clima do nosso planeta. É nosso sistema de suporte à vida, fornecendo a maior parte do ar que respiramos, da comida que comemos e dos recursos dos quais dependemos para viver todos os dias. O oceano é essencial para a vida. Infelizmente, o oceano será o primeiro ecossistema a sofrer efeitos amplamente espalhados das mudanças climáticas globais. O aumento dos níveis de dióxido de carbono e outros gases do efeito estufa apresenta importantes ameaças aos nossos oceanos assim como à atmosfera. Efeitos amplamente espalhados introduzidos por maiores temperaturas do ar e da água incluem a perda de gelo marinho, aumento do nível do mar, eventos atmosféricos extremos e mudanças prejudiciais das populações de peixes e outros animais.

Concentrações maiores de dióxido de carbono irão conduzir à acidificação da água do mar, ameaçando muitos organismos marinhos, particularmente corais e importantes espécies da base da teia dos alimentos provenientes do mar.

A imagem é sinistra, mas em última análise, esta é uma mensagem de esperança porque o desejo de agir e as soluções são produtos do conhecimento. Não é tarde para agir. A grande questão que permanece é se nosso governo federal irá fornecer a visão e a liderança que necessitamos, ou este papel irá ceder às nações e líderes mundiais?

De: http://www.oceanconservancy.org/site/News2?news_iv_ctrl=-1&abbr=press_&page=NewsArticle&id=10341#SolutionsRayofHope

Banner: http://www.oceanconservancy.org/wodbadge Tradução livre por A.Tulhol

2 comentários:

  1. Angelica

    Bom dia.

    Com muita alegria recebo você como seguidora, e agradeço.

    Importante essa lembrança sobre o Dia do Oceano, e a relação entre "terra e mar" no equilíbrio do clima no planeta.

    Parabéns por seu blog, cada vez mais bonito, interessante e útil.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Mais uma bela reflexão você nos propõe com muita propriedade, Angélica. Parabéns!
    É de fundamental importância que o povo brasileiro comece a tomar uma efetiva consciência de respeito e de preservação em relação à vasta e generosa porção oceânica que nos coube.
    Um grande beijo!

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!