OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

sábado, 9 de maio de 2009

Faça você mesmo: chegou a vez de RECICLAR

Uma definição disponível no Dicionário Antônio Houaiss da Língua Portuguesa, 2004 para a palavra reciclagem é: “(...) 2. ECO INDÚS. Recuperação da parte reutilizável dos dejetos do sistema de produção ou de consumo, para reintroduzí-los no ciclo de produção de que provêm. 2.1 adaptação a uma nova utilização (...)p.2400” Em palavras muito condensadas, encontra-se no Webster’s College Dictionary, 1991: “(...) reciclar 1. tratar ou processar (materiais usados ou dejetos) de modo que se tornem adequados para reuso. 2. alterar ou adaptar para novo uso. (...) p. 1128” Da forma como o fazemos, reciclar soa como o simples ato de entregar aos PEVs (Postos de Entrega Voluntária) os materiais usados que juntamos em casa.
Mas, será isso mesmo o que a reciclagem representa?
Voltamos a falar em COLETA SELETIVA pois sem ela NÃO HÁ RECICLAGEM eficiente e permanece o problema do lixo, principalmente devido a uma série de aspectos que DEPENDEM da SUA DECISÃO, tão logo acabe de consumir o produto acondicionado em embalagens feitas de quaisquer materiais.
Por exemplo, frascos, potes, garrafas, sacolas, copos, folhas de papel cartão, alumínio ou plásticos sujos ou contaminados por restos de alimentos, gordura, óleo e outros, dificultam ou NÃO podem ser adequadamente reciclados por processos industriais.
No caso dos plásticos, a simples reciclagem mecânica muito usada para “adaptar plásticos para novo uso”, não é praticável ou resulta em produtos de baixíssima qualidde. Em suma, a COLETA ou SEPARAÇÃO SELETIVA do LIXO PÓS-CONSUMO permite que apliquemos os 4 Rs de modo a nos engajarmos ao CONSUMO SUSTENTÁVEL! Quer ver? 1- REDUZIR: separando plásticos, papel, vidro e metais você REDUZ a quantidade de dejetos que seriam destinados aos aterros e lixões! 2- REUTILIZAR: reaproveite, use outra e outra vez, potes, frascos, sacolas de boa qualidade, vidros e uma infinidade de itens que o permitem, pois fazendo assim ,você de novo REDUZ a quantidade de lixo que vai para os aterros! 3- RECICLAR: materiais recicláveis minimamente em bom estado de limpeza permitem aumentar sua oferta ao mercado desses materiais e, portanto, ao longo do tempo, irão permitir que a RECICLAGEM cresça a níveis de fato, satisfatórios! 4- REPENSAR: REPENSE sua atitude antes de consumir e antes de descartar as sobras dos produtos que consome! Praticando os 4 Rs você está adentrando o mundo do CONSUMO SUSTENTÁVEL, onde a SUA ATITUDE perante a COLETA SELETIVA ajuda a melhorar esse mundo porque: Economiza energia e recursos naturais!… Reduz a poluição e o acúmulo de lixo urbano!… Reduz a quantidade de lixo que sobra para ser enterrado!... Contribui para a redução dos gases do efeito estufa e, portanto, do aquecimento global... Inspira outras pessoas... Permite inclusão social de ex-catadores de lixões e oportunidades de trabalho!... Ainda tem mais, se você achar que isso é pouco.

Referênias citadas:

Dicionário Antônio Houaiss da Língua Portuguesa, 2004, 1ª reimpressão com alterações, ISBN 85-7302-383-X, Brasil;

Webster's College Dictionry, 1991, ISBN 0-679-40110-5; ISBN 0-679-40100-8, EUA.

Foto:www.fotosearch.com.br,42-16973648, royalty free.

Um comentário:

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!