OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Descartar LIXO?....nos oceanos?

Os campeões dentre os itens encontrados durante o levantamento realizado anualmente pela Beachwatch no Reino Unido, tem sido de longe, pedaços de plásticos de vários tamanhos e itens de consumo, tais como, embalagens de balas, doces e biscoitos, bandejas e copos de fast food, cotonetes, sacolas, tampas, garrafas de bebidas, linhas e cordas de pesca e muitos outros. Nenhum desses produtos tem vida autônoma, ou seja, "não tem pernas nem asas" e nem foram parar no fundo dos oceanos "por acaso", mas tão somente pelo descaso daqueles que se beneficiaram da conveniência propiciada por seu uso e total ausência de atitudes compatíveis com aquelas de um consumidor consciente. Estranhamente ficamos falando em sustentabilidade. TODOS precisamos ajudar a acabar com o lixo em nossos oceanos e cursos d'água. TODOS precisamos ajudar as espécies marinhas a se adaptar às mudanças climáticas. Pedaços de plásticos : O item número 1 encontrado nas pesquisas da Beachwatch são pequenos pedaços de plásticos. De uma maneira consistente os plásticos contabilizam mais de 50% de todos os dejetos registrados. Plásticos persistem no meio ambiente e nunca desaparecem completamente. Ao invés disso, transformam-se em pedacinhos bem pequenos, talvez para ser consumidos por animais que funcionam como filtros que depois os transferem à cadeia alimentar.

Hastes de cotonetes: cotonetes plásticos acabam no meio ambiente depois de ter sido dispostos em vasos sanitários e seguir abaixo através dos sistemas de descarga. São o segundo item mais comum encontrado em 2006, tendo aumentado de 111,5 itens / km de praia em 2005 para 172,0 itens / km .

Pontas de cigarros: O número de pontas de cigarros encontradas nas praias do Reino Unido mostrou aumento acentuado de 72,3 itens / km em 2005 para 84,1 itens / km em 2006,com a quantia estonteante de 15.782 pontas registradas durante o Beachwatch 2006! A proibição de fumar em locais públicos fechados poderia conduzir a um aumento da quantidade de dejetos relativos a cigarros nas ruas e praias à medida que fumar se desloca para lugares abertos.

Esses dados foram levantados pela campanha Beach Watch 2005-2006 organizada anualmente pela Marine Conservation Society, UK, visando à proteção da vida nos oceanos.

Se você quiser saber mais visite:

http://www.adoptabeach.org.uk

http:// www.mcsuk.org

Fotos: http://www.adoptabeach.org.uk/page.php?cust id=10

3 comentários:

  1. Oi, Angelica!

    A questao ambiental eh um dos grandes problemas atuais, mas quem disse que queremos encarar? Mais facil fingir que naum existe... Valeu a iniciativa do blog.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  2. Olá Angélica.

    Quando eu era criança nossa produção de lixo per capta era muito menor. Para mim o início do bum mundial de lixo, foi com o aparecimento das grandes redes de supermercados em todo mundo. É deles a necessidade da praticidade do auto atendimento. O Seu Manel do armazém, ou a Dona Maria da quitanda embrulhavam a nossa compra no papel pardo e amarravam com barbante. Saco plástico só era usado em caso de produtos perecíveis, e isopor? nem pensar!

    Com certeza o Seu Manel e Dona Maria não tinham nenhum tipo de preocupação ambiental, mas a simplicidade de seus negócios fazia deles ambientalistas de primeira linha.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Marcos, legal seu comentário. Nós perdemos a simplicidade e dá medo pensar que talvez não possamos reverter esse quadro tenebroso. Por outro lado, no tempo do Seu Manel ( bem que eu me lembro!) não havia o desafio da descomplicação que temos diante de nós hoje,ie, cabe à nossa geração, um por um,fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para limpar o planeta desse e de outros grandes problemas de poluição!
    Abraço!!
    Angélica

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!