OS OCEANOS ESTÃO MUDANDO

quinta-feira, 21 de maio de 2009

De onde vem tanto lixo?

Desde 1994 a ONG do Reino Unido Sociedade para Conservação Marinha www.mcsuk.org promove trabalho voluntário para a obtenção de estatísticas de lixo encontrado nas praias do Reino Unido. Em 2008, 5219 voluntários da Sociedade em todo Reino Unido limparam e classificaram 374 praias, cobrindo 175,7 km da costa marítima. Em apenas um final de semana os voluntários encheram 3188 sacos contendo 385.659 itens de sobras de lixo e calcularam a média de 2195 itens/km! A quantidade de lixo nas lindas praias britânicas atingiu seu nível mais alto desde que a MCS iniciou a contagem dos registros em 1994: o número de itens por km de praia aumentou 110 % entre 1994 e 2008! São quatro as principais fontes desse lixo: --- do público --- da pesca --- da navegação --- dos esgotos É prá se pensar; afinal, os frequentadores assíduos das praias britânicas - sem conferir meu pressuposto - seguramente são pessoas de alto nível socioeconômico e muito bem-educadas! Educação não resolve o problema do lixo atirado ao acaso? É preciso pesquisar o que dizem os educadores e especialistas em comportamento humano. Fonte: http://www.mcsuk.org/mcs2/beachwatch/what_we_found_out Foto: http://www.fotosearch.com/MAP115/mr5_060/ roylaty free

4 comentários:

  1. Bom dia

    De alto nível socioeconômico sim , mas educados, e principalmente sob a ótica ambiental acho que não. Nem nas praias britânicas, nem cariocas.

    Fala-se tanto no que os pejorativamente denominados "farofeiros" fazem nas praias do Rio, mas uma observação atenta mostra que a atitude dos moradores das Atlânticas e Vieiras Soutos da vida fazem, não é muito diferente.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Olá, boa tarde. Parece mesmo que há "farofeiros" espalhados por todo o planeta e esse é o grande problema, quando se focaliza o lixo pós-consumo. É comum atribuir-se aos mais pobres esse descuido. Mas muitas referências indicam, entre outros, que quanto maior o consumo,pior o trajeto do lixo. Abraço!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom para o meu trabalho de escola

    ResponderExcluir

Olá, sejam bem vindos! Obrigada por compartilhar com o Anda AMBiente.Até breve!